
A saída do mineiro foi anunciada oficialmente nessa terça-feira, em comunicado enviado à imprensa pela equipe. “Depois de uma conversa com o chefe da Brazilian Top Team (BTT), Murilo Bustamante, esta tarde, Rousimar ‘Toquinho’ Palhares deixou a equipe alegando problemas pessoais”, informou a nota.
Especialista em jiu-jítsu e na luta agarrada, Rousimar Palhares foi treinado por Murilo Bustamante e Bebeo Duarte e ficou conhecido como o ‘terror’ da chave de perna e tornozelo, ganhando o respeito dos adversários. Depois de lutar em eventos brasileiros, ele teve uma chance no UFC, estreando na edição 84, em maio de 2008, quando derrotou o experiente Ivan Salaverry com chave de braço – ele levou o bônus pela ‘Finalização da Noite’.
O mineiro teve duas boas sequências, conquistando três vitórias consecutivas, mas não conseguiu disputar o cinturão do peso médio. Entretanto, as duas últimas lutas não foram nada boas para ‘Toquinho’, que perdeu para Alan Belcher e Hector Lombard, ambos por nocaute técnico. Depois do revés para o cubano, Rousimar Palhares foi flagrado no exame antidoping, que acusou nível de testosterona acima do permitido. Ele foi punido com suspensão de nove meses, contando a partir de dezembro do ano passado.