Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

San Lorenzo e Nacional duelam em busca do sonho da primeira conquista da América

Time argentino encara rival paraguaio em casa no segundo e decisivo confronto

postado em 13/08/2014 08:02 / atualizado em 13/08/2014 00:07

Gazeta Press

REUTERS/Jorge Adorno
O campeão da Copa Libertadores e representante da América do Sul no Mundial de Clubes da Fifa, previsto para dezembro, será conhecido nesta quarta-feira, quando o San Lorenzo recebe o Nacional, do Paraguai, a partir das 21h15 (de Brasília), no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, capital da Argentina.

Na partida de ida as duas equipes empataram por 1 a 1 e quem ganhar agora erguerá a taça. Uma nova igualdade por qualquer placar forçará uma prorrogação e até mesmo as cobranças de pênaltis, haja vista que nesta etapa os tentos anotados como visitante não têm nenhum valor para critério de desempate.

Os dois treinadores estão apelando para todas as táticas a fim de controlar o estado emocional dos seus atletas. Edgardo Bauza, comandante do San Lorenzo, lembrou a seus jogadores como o time tem rendido bem dentro de casa.

“O San Lorenzo conseguiu o direito de decidir o título em casa pela maneira como se comportou ao longo de toda a sua disputa. Neste momento é hora de lembrar grandes resultados que conseguimos em nosso campo, como o 3 a 0 no Botafogo, a vitória sobre o Cruzeiro nas quartas de final e a goleada de cinco diante do Bolívar, que enfim nos trouxe à esta decisão. Portanto, somos muito fortes em nosso campo, com o apoio dos nossos torcedores e isso me deixa muito confiante, mesmo enfrentando um grande adversário”, disse Bauza.

Gustavo Morínigo, comandante do Nacional, adota a tática de se agigantar em momentos decisivos. “O Nacional já mostrou nesta Copa Libertadores que não teme nenhum adversário. Eliminamos o Vélez Sarsfield, que tinha a melhor campanha da fase de grupos, decidindo a vaga na casa deles, na Argentina. Naquele jogo, nas oitavas de final, percebi que poderíamos sonhar com qualquer coisa boa, incluindo o título. Aquele empate na ida, quando marcamos nosso gol nos acréscimos do segundo tempo, mostra que não nos entregamos e estamos com justiça postulando este inédito título”, disse Morínigo.

Para este jogo, o San Lorenzo contará com o retorno do zagueiro Mauro Cetto, recuperado de lesão na coxa direita e que reaparece no posto de Fabricio Fontanini. O meia Ignacio Piatti fica de fora porque já havia acertado a transferência para o Montreal Impact, que disputa a MLS, Liga de futebol dos Estados Unidos. Com isso, Martín Cauteruccio entra para compor dupla de ataque com Mauro Matos. Com essa nova formação, Leandro Romagnoli recua e volta a ser meia, assumindo a responsabilidade pela criação de jogadas.

Pelo lado do Nacional, o lateral direito Ramón Coronel, com uma lesão na coxa direita, fica de fora. O jogador foi vetado pelo departamento médico e se transformou em problema de última hora. O volante Juan Arguello, que só atuou no primeiro jogo porque Marcos Riveros esteva suspenso. Com a volta dele, Arguello deverá ser improvisado na lateral.

SAN LORENZO X NACIONAL

Local: Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (Argentina)
Data: quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Horário: 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Brasil) e Marcelo Van Gasse (Brasil)

SAN LORENZO
Sebastián Torrico, Julio Buffarini, Mauro Cetto, Santiago Gentiletti e Emmanuel Más; Héctor Villalba, Juan Mercier, Néstor Ortigoza e Leandro Romagnoli; Martín Cauteruccio e Mauro Matos
Técnico: Edgardo Bauza

NACIONAL
Ignacio Don, Juan Argüello, Raúl Piris, José Cáceres e David Mendoza; Marscos Melgarejo, Marcos Riveros, Silvio Torales e Derlis Orué; Julián Benítez e Freddy Bareiro
Técnico: Gustavo Morínigo

Tags: san lorenzo buenos aires Nuevo Gasometro nacional final libertadores