Cruzeiro

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro e São Paulo duelam no Mineirão em encontro de líderes da era dos pontos corridos

Mineiros e paulistas buscam reabilitação em jogo neste domingo, às 16h

postado em 29/07/2018 06:00 / atualizado em 29/07/2018 09:08

Bruno Haddad/Cruzeiro
Desde 2003, quando o formato de disputa do Brasileirão passou a ser o de pontos corridos, nenhuma equipe somou mais pontos no torneio do que Cruzeiro (965) e São Paulo (1006). Neste domingo, às 16h, no Mineirão, mineiros e paulistas voltam a se enfrentar em clássico interestadual com grande importância para os dois lados. Enquanto a equipe celeste, na 6ª colocação com 24 pontos, busca retornar ao G-4 da Série A, o Tricolor, vice-líder com 29, precisa do resultado para seguir na cola do líder Flamengo.

Mano Menezes tem uma série de dúvidas para escalar o Cruzeiro. Como na próxima quarta-feira, dia 1º de agosto, o clube tem o Santos pela frente no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, há grande chance de o treinador poupar até três jogadores. O primeiro deles deverá ser o meio-campista Robinho, que sequer treinou nesse sábado, na Toca da Raposa. Dos titulares, Leo e Thiago Neves também poderão ser preservados no domingo. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Lucas Silva está fora da partida.

Na sexta-feira, quando concedeu entrevista coletiva, o treinador fez elogios ao momento do São Paulo e já projetou uma partida complicada, ainda que dentro do Mineirão. “A característica do Diego Aguirre é armar a equipe com personalidade de atacar o adversário, independentemente de onde é o jogo. O histórico, geralmente, se reflete naquilo que ele apresenta em campo. A diferença está que as vezes você quer fazer isso e não consegue como equipe (…) Mas é uma equipe que teve sua primeira derrota depois de bastante tempo, vinha de uma sucessão de vitórias”, analisou.

Se Robinho for confirmado no banco de reservas do Cruzeiro – existe a possibilidade de ele ficar até fora dos relacionados –, a tendência é que Mancuello ganhe uma oportunidade entre os titulares na função de ponta direita. Outras opções são Rafael Sobis ou Bruno Silva. Para a vaga de Thiago Neves, caso o camisa 30 seja realmente poupado, o favorito é o uruguaio Arrascaeta. Rafinha, que deverá seguir no time, fica responsável pela ponta esquerda. Um pouco mais atrás, Ariel Cabral, na vaga de Lucas Silva, formará dupla de volantes com Henrique. 

Ainda que a derrota por 2 a 0 para o Corinthians no meio de semana tenha desanimado parte da torcida celeste, a expectativa é de casa cheia na tarde deste domingo. O Cruzeiro não divulgou a parcial de bilhetes comercializados, mas os setores Amarelo Superior e Vermelho Inferior já estão esgotados. Os tíquetes para outros espaços poderão ser adquiridos até o intervalo nas bilheterias do Mineirão ou até seis horas antes da partida, aos Sócios do Futebol, pelo aplicativo e site do programa.

500 vezes Cruzeiro no Mineirão no Século XXI

Além do encontro de líderes dos pontos corridos, o jogo deste domingo marcará um número importante para o Cruzeiro. O clube chegará aos 500 jogos disputados neste século dentro do Mineirão. Os números são muito positivos: 499 jogos, 321 vitórias, 95 empates, 83 derrotas, 1036 gols marcados e 471 sofridos. Neste período, foram 16 encontros com o São Paulo: 5 vitórias, 3 empates, 8 derrotas, 18 gols marcados e 25 sofridos. Clique aqui e veja o infográfico com toda lista de jogos e várias curiosidades.
 
São Paulo

Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo também buscará a reabilitação na competição depois de perder para o Grêmio por 2 a 1 na última rodada. Antes disso, o Tricolor havia vencido seus quatro compromissos – contra Atlético-PR (fora), Vitória (casa), Flamengo (fora), Corinthians (casa). Diego Aguirre tem pelo menos três problemas para o jogo contra o Cruzeiro. O lateral Eder Militão, o volante Hudson e o zagueiro Arbeloa vão cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Jucilei, Rodrigo Caio e Edimar, lesionados, também desfalcam a equipe. Por outro lado, a partida poderá marcar a estreia de Bruno Peres, ex-Roma, contratado neste mês. 

Números nos pontos corridos

CRUZEIRO: 965 pontos, 605 jogos, 279 vitórias, 128 empates, 198 derrotas, 930 gols-pró, 749 gols contra
SÃO PAULO: 1;006 pontos, 605 jogos, 284 vitórias, 154 empates, 167 derrotas, 916 gols pró, 669 gols contra

CRUZEIRO X SÃO PAULO

Cruzeiro
Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Mancuello (Sobis), Arrascaeta e Rafinha; Barcos. Técnico: Mano Menezes

São Paulo
Sidão, Araruna (Bruno Peres), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Liziero e Nenê; Everton, Rojas e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre

Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 29/07/2018 (domingo), às 16h
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (FIFA/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (FIFA/RJ)

Tags: Thiago Neves Mano Menezes robinho seriea interiormg saopaulosp cruzeiro