
O Atlético segue como líder isolado do Campeonato Brasileiro. O Galo teve atuação dominante diante da Ponte Preta e, sem correr riscos, garantiu a vitória no Moisés Lucarelli, por 2 a 0. Thiago Ribeiro e Giovanni Augusto marcaram os gols na noite deste sábado e decretaram o sexto triunfo atleticano consecutivo na competição nacional. O placar em Campinas só não foi mais amplo devido à boa atuação do goleiro da Macaca, Marcelo Lomba.
Com o resultado, o Atlético chega a 29 pontos, três à frente do Grêmio, vice-líder do Brasileirão, que venceu o Vasco nesta rodada. A equipe de Levir Culpi amplia invencibilidade para sete jogos e continua com o melhor ataque do campeonato: 28 gols. Já a Ponte permanece no 10º lugar, com 17 pontos.
Na rodada seguinte do Brasileiro, o Galo tem novo desafio fora de casa: contra o Corinthians, no próximo sábado, às 21h, no Itaquerão. A Macaca visita o Joinville, no domingo, em Santa Catarina.
Amplo domínio atleticano e gol de Ribeiro
Saiba mais
Assista aos gols da vitória do Atlético sobre a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli Com assistência e mais um gol, Giovanni Augusto vive fase de protagonista no líder Atlético Luan volta após seis jogos, admite cansaço, mas fica satisfeito com desempenho em Campinas Com Carlos César suspenso, Marcos Rocha deve voltar como titular do Galo diante do Corinthians
A primeira chance de gol na partida aconteceu somente aos 13 minutos. Após cruzamento de Douglas Santos, a bola bateu em Thiago Ribeiro e sobrou na pequena área para Lucas Pratto, que completou de carrinho. O goleiro Marcelo Lomba saltou nos pés do argentino e fez boa defesa, à queima-roupa. A bola ainda tocou no travessão antes de sair. A Ponte Preta respondeu em cobrança de falta, batida por Biro Biro, que terminou nas mãos de Victor.
Aos 23, a equipe mineira criou novo lance de perigo. Giovanni Augusto arriscou forte chute da entrada da área e mandou à direita de Lomba. Quatro minutos mais tarde, surgiu a jogada que originou o gol atleticano no Moisés Lucarelli. Pratto finalizou dentro da grande área, a bola explodiu na zaga e foi a escanteio. Na cobrança, Geovani Augusto cruzou na segunda trave, Thiago Ribeiro subiu entre dois defensores e cabeceou para as redes, no cantinho esquerdo de Marcelo Lomba: 1 a 0.
No restante da etapa, o Atlético manteve a maior posse de bola (54% nos primeiros 45 minutos), com toques rápidos e curtos. Os mineiros arriscaram alguns cruzamentos, mas sem êxito. Já a Ponte, desorganizada em campo, continuou sem ameaçar a meta do goleiro Victor.
Geovanni Augusto decreta vitória
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Galo levou um grande susto. Felipe Azevedo aproveitou cruzamento da esquerda, se antecipou a Douglas Santos e desviou para o gol. A bola passou rente à trave de Victor, que só acompanhou. O lance, no entanto, não intimidou o Atlético. Aos 6, Giovanni Augusto tabelou com Pratto, invadiu a área e cruzou rasteiro para Maicosuel. O camisa 11 bateu no canto direito, mas Marcelo Lomba fez ótima defensa, salvando novamente a Macaca.
Levir Culpi resolveu realizar a primeira alteração aos 20 minutos e sacou Thiago Ribeiro, autor do gol, para a entrada de Luan, de volta ao time após seis jogos afastado por lesão. Em seguida, Guto Ferreira fez duas substituições: Cesinha e Borges, nas vagas de Cajá e Diego Oliveira. As mudanças não surtiram efeito, e a Ponte continuou ineficiente no ataque. Superior em campo, o Atlético manteve a tranquilidade e o bloqueio às investidas adversárias. Aos 28, o técnico atleticano colocou Carlos no lugar de Maicosuel, que caiu de rendimento na segunda etapa.
Melhor jogador do time de Campinas no jogo, Marcelo Lomba voltou a brilhar e a atrapalhar os planos atleticanos. Luan arriscou da entrada da área e mandou no canto esquerdo, com muito efeito. O goleiro saltou e espalmou para escanteio, protagonizando a terceira defesa importante na partida.
Aos 43 minutos, o Atlético sacramentou a sexta vitória seguida no Brasileirão. Giovanni Augusto tabelou duas vezes com Douglas Santos, invadiu a área e bateu no canto esquerdo de Lomba: 2 a 0. Logo depois, o meia, que teve a boa atuação no jogo premiada com uma assistência e um gol, cedeu lugar ao volante Josué.
PONTE PRETA 0 X 2 ATLÉTICO
Ponte Preta: Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Pablo e Gilson; Fernando Bob, Juninho e Renato Cajá (Cesinha); Felipe Azevedo (Keno), Diego Oliveira (Borges) e Biro Biro. Técnico: Guto Ferreira
Atlético: Victor; Carlos César, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e Giovanni Augusto (Josué); Thiago Ribeiro (Luan), Lucas Pratto e Maicosuel (Carlos). Técnico: Levir Culpi
Gols: Thiago Ribeiro, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Giovanni Augusto, aos 42 minutos do segundo tempo
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 11 de julho 2015, sábado
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Cartões amarelos: Biro Biro (Ponte Preta); Carlos César, Giovanni Augusto e Leandro Donizete (Atlético)