MMA

NEWARK

José Aldo e Renan Barão serão atrações no UFC 169 e vão enfrentar americanos

Manauara e potiguar são confirmados na edição na véspera do Super Bowl, em fevereiro

postado em 29/10/2013 20:02 / atualizado em 29/10/2013 21:48

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

O primeiro grande evento do Ultimate Fighting Championship em 2014 terá a presença de dois brasileiros campeões. O UFC 169, em 1º de fevereiro, na véspera do Super Bowl, terá a presença de José Aldo e Renan Barão, ambos em disputa de cinturão. O manauara, dono do cinturão do peso pena, defenderá o título contra Ricardo Lamas. Já o manauara terá a chance de se transformar no número um dos galos, já que vai encarar o campeão linear, Dominick Cruz.

O UFC 169 está marcado para o Prudential Center, em Newark, em Nova Jersey. Normalmente, a organização realiza o evento na véspera do Super Bowl em Las Vegas, porém, para 2014, agendou a edição para a mesma cidade do maior show esportivo dos Estados Unidos, a final da NFL, a Liga de Futebol ‘Americano’, que será no Estádio MetLife, em East Rutherford, no domingo, 2 de fevereiro.

O Newsday divulgou a informação sobre as disputas de cinturão no UFC 169, que foi confirmada pelo UFC em seguida. O presidente Dana White já admitira a possibilidade de um duelo entre José Aldo e Ricardo Lamas – atual número 2 do peso pena - para o evento na véspera do Super Bowl, o que acabou oficializado nesta terça-feira.

José Aldo terá a sexta defesa de cinturão dos penas do UFC. A última foi diante do sul-coreano Chan Sung Jung, batido por nocaute técnico no quarto round, na edição 163, no Rio de Janeiro, em agosto. Já Ricardo Lamas foi oficializado como próximo desafiante, depois que o brasileiro não demonstrou interesse em uma revanche contra Chad Mendes. O lutador de Chicago ganhou quatro lutas seguidas e foi recompensado com a chance pelo título.

Peso galo

Renan Barão, por sua vez, terá a tão sonhada chance de unificar o cinturão contra o campeão linear, Dominick Cruz, que não luta desde outubro de 2011 por causa de lesões no joelho. O potiguar, dono do título interino, vem de triunfo ante Eddie Wineland (nocaute técnico no segundo round), na luta coprincipal do UFC 165. O norte-americano teve duas defesas, derrotando Urijah Faber e Demetrious Johnson, as duas por decisão unânime. Em 2012, dividindo a função de técnico do The Ultimate Fighter 15 com Faber, ele se contundiu e passou por cirurgias, se afastando do octógono.

Tags: cinturão peso galo peso pena ufc 169 renan barão josé aldo