A China confirmou nesta quarta-feira que vai levar uma equipe formada por quase 400 atletas para a Olimpíada de Londres, que começará no dia 27 de julho. O país tentará repetir o desempenho dos Jogos de Pequim, quando foi a nação que mais conquistou medalhas de ouro - 51. Os Estados Unidos, que tradicionalmente dominam a Olimpíada, faturaram 36 ouros, mas conquistaram mais medalhas que os chineses no total - 110 a 100.
A mídia estatal e os dirigentes esportivos chineses estão cautelosos sobre as perspectivas para os Jogos de Londres e não esperam o mesmo domínio da Olimpíada realizada em casa. Eles projetam ao menos 35 medalhas de ouro e possivelmente 40. Assim, acreditam que a China deve terminar entre os três primeiros lugares. "Se um país ganha mais de 40 ouros, ele deve ser oi número 1", disse Jiang Xiaoyu, ex-vice presidente do Comitê Olímpico Chinês ao jornal China Daily.
Em um discurso para a delegação, o ministro dos Esportes Liu Peng pediu aos 396 atletas para que inspirem o patriotismo do povo com excelentes resultados. Incluindo dirigentes e comissões técnicas, a China vai enviar 621 pessoas para Londres. O ministro pediu concentração total nas Olimpíada.
"Temos de superestimar as dificuldades, os desafios e os nossos adversários, estar cuidadosamente preparados e fazer tudo que pudermos para dar mais garantias da nossa vitória final", disse para a equipe que inclui 29 medalhistas de ouro dos Jogos de Pequim.
A China espera conquistar a maioria dos seus títulos olímpicos em seis esportes que tradicionalmente domina: tênis de mesa, badminton, saltos ornamentais, tiro, ginástica e levantamento de peso. Esses esportes representaram 36 das 51 medalhas de ouro conquistadas em 51 em Pequim. No tênis de mesa, badminton e saltos ornamentais, os chineses devem disputar o ouro entre eles.
Wu Minxia deverá brilhar no trampolim de 3 metros, no qual deve ganhar seu primeiro título olímpico individual após ser ofuscada por Guo Jingjing em Pequim e Atenas, em 2004. Outros atletas de destaque incluem o tenista de mesa Zhang Jike, que busca o ouro individual, e o jogador de badminton Lin Dan, que defenderá o seu título olímpico.
A China também espera avançar e conseguir bons resultados na natação e atletismo. Sun Yang, que tem o melhor tempo dos 1.500 metros, e espera de se tornar o primeiro nadador do país a ganhar um ouro olímpico na natação. Liu Xiang, o primeiro chinês a ganhar um ouro olímpico no atletismo, em Atenas, em 2004, vai competir em Londres, depois de decepcionar o público em Pequim ao abandonar a disputa dos 110 metros com barreiras em razão de uma lesão.
Comentar notícia
Verificando informações
Comentar notícia
Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha
Caso você não tenha cadastro no Superesportes, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Comentar notícia
Olá Diário dos Associados
Comentário
Esta matéria tem:
(0) comentário(s)
Não existem comentários ainda
Para votar na notícia entre com seu e-mail e senha
Caso você não tenha cadastro no Superesportes, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.