Antônio Melane - Estado de Minas
21/10/2010 20:24
22/10/2010 18:56
![]() | |
Em março de 1978, Pelé visitou o Papa João Paulo II no Vaticano |
Fantástico, ele maravilhou com o seu poder as mais exigentes plateias. De Norte a Sul do país e em todos os continentes, por 21 anos a palavra mágica de quatro letras foi a essência do futebol. Uma dádiva de Deus, que em excursão do Santos à África fez parar uma guerra civil. Por onde jogou, não importava o local, até para muitos adversários havia motivo de orgulho.
Pelé é um mito a ser eternamente lembrado, como um Beethoven, um Isaac Newton, um Einstein, um Thomas Edson (em cujo nome se inspirou o pai do futuro ídolo). Muita gente não se dá conta de que convivemos com uma figura histórica deste porte. Ele jogou de 1956 a 7197 e há 29 anos recebeu o título de Atleta do Século.
Não por acaso, um jornalista norte-americano, depois de um jogo do Cosmos, último clube do Rei, o questionou: "Você é o novo Cristo?". A resposta: "Cristo é o ser que mais admiro e apenas razoavelmente estou tentando seguir o seu exemplo".
Sua promessa é que, se Deus lhe permitir viver até os 100 anos, em 23 de outubro de 2040 ele pisará novamente no gramado de um campo de futebol para mostrar ao mundo a extensão de seu amor à bola e à todos os que o veneram pela arte.
Mas ficará uma dúvida: ele nasceu mesmo em 23 de outubro de 1940? Ou foi no dia 21, como consta de sua certidão de nascimento, registrada pelo pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, em 17 de novembro daquele ano?
O referendo do batistério da Matriz da Sagrada Família contém a data consagrada. "Nome conforme certidão de nascimento (nº 7095, folha 123, livro 21-A do registro civil de Três Corações-MG), consta o assento de Edison Arantes do Nascimento, nascido aos vinte e um (21) de outubro de mil novecentos e quarenta (1940) às 3 horas e --- minutos em esta cidade de Três Corações, sexo masculino, filho de João Ramos do Nascimento e de Celeste Arantes".
Só há três testemunhas vivas: a mãe, dona Celeste; o tio, Jorge, irmão dela; e a madrinha, Maria de Lourdes Nogueira, a Mariinha. Os demais já se foram: o pai, mineiro de Campos Gerais, distante 100km de Três Corações; a parteira Amália Bittencourt; o médico Daniel de Almeida e todos os outros seis irmãos de dona Celeste.
![]() | |
Em visita ao Rio de Janeiro, em 1968, Rainha Elizabeth II se encontrou com Pelé |
Com a Copa do Mundo de 2014, Três Corações espera receber turistas do mundo inteiro, curiosos em conhecer a cidade em que veio ao mundo o mais famoso dos futebolistas. Hoje, a rede hoteleira local oferece apenas 280 leitos. Precisará de pelo menos 2 mil para atender à demanda. O que fortalece proposta divulgada entre os 7 mil alunos da rede pública para dar nova consciência à juventude tricordiana: "Você também pode ser Rei".
Reportagem da TV Alterosa mostra a expectativa de Três Corações para a Copa de 2014
(2) comentário(s)