Futebol Internacional

FUTEBOL INTERNACIONAL

Pai de Neymar se defende das acusações da DIS e explica transferência do filho para o Barça

Neymar da Silva Santos emitiu comunicado de sete páginas para justificar situação

postado em 16/07/2015 14:42 / atualizado em 16/07/2015 16:58

Divulgação/Santos
Em um comunicado oficial de sete páginas, o pai de Neymar se defendeu das acusações feitas pela DIS, que alegou ter sido passada para trás na negociação do craque brasileiro com o Barcelona. Neymar da Silva Santos explicou a transferência do filho à Catalunha e pediu ao Santos uma comissão referente à venda do jogador ao Barça.

De acordo com ele, o Peixe o liberou para tratar do futuro de Neymar, após o atacante renovar com o Santos até o fim da Copa do Mundo de 2014. Assim, em novembro de 2011 a NN Consultoria já havia firmado acordo com o Barcelona, com multa de R$ 40 milhões em caso de descumprimento de qualquer cláusula.

Como diz o comunicado, “nesse ponto fica claro que o Santos FC, DIS e Teisa não eram parte do contrato e, portanto, não participariam em conjunto com a NN Consultoria do prejuízo. Isto é, não pagariam solidariamente a multa. O Santos, por cláusula expressa em contrato livremente pactuado, tem a obrigação de pagar uma comissão de 10%, calculado sobre todos os proveitos econômicos obtidos coma transação para a Neymar Sports”.

De acordo com informações da Folha de SP, ao todo são nove processos em andamento na Receita Federal que envolvem o dinheiro do jogador. Os bens também estão sendo monitorados. “Esse é um procedimento normal realizado pela Receita Federal. Não há nenhuma decisão definitiva desfavorável ao meu filho e atleta agenciado, a minha família ou às empresas”, disse Neymar pai.

A Justiça da Espanha também investiga os bens do craque da Seleção Brasileira. No Brasil, o presidente do Santos, Modesto Roma Jr, entrou com um processo na Fifa contra Neymar pai, jogador, Neymar Sport e Marketing S/S Limitada e Barcelona, também em razão da transferência do ponta esquerda ao clube espanhol.

O intuito da diretoria santista é receber a diferença do valor anunciado, 57 milhões de euros, com o valor divulgado pela Justiça da Espanha, 83 milhões de euros. Caso receba, o Peixe terá que repassar parte do valor à DIS.

Tags: santos barcelona neymar futnacional selecao espanholfut santosfc