Futebol Nacional

Comentarista na Copa do Mundo, Gilberto Silva afirma que retornará ao futebol

Jogador pentacampeão mundial em 2002 se recupera de uma lesão

postado em 21/05/2014 10:10 / atualizado em 21/05/2014 10:27

Luiz Ribeiro /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Depois de defender a Seleção Brasileira em três Copas seguidas, o volante Gilberto Silva, pentacampeão em 2002, também vai trabalhar no Mundial deste ano no Brasil. Mas, não dentro de campo. Ele assinou contrato com a ESPN e vai comentar os jogos transmitidos para os Estados Unidos. No entanto, o jogador, de 37 anos, informa ainda que não parou de jogar. Ele anunciou que, logo após a Copa do Mundo, vai retornar aos gramados.

“Estou cuidando da minha recuperação para daqui a pouco (tempo) retornar aos gramados”, disse Gilberto Silva, nesta quarta, em Montes Claros (Norte de Minas), onde recebeu uma homenagem no “Troféu Bola Cheia”, promoção de desportistas da cidade. Em março, ele passou por uma cirurgia no joelho esquerdo.

Revelado pelo América, o pentacampeão mundial tornou-se ídolo no Atlético, pelo qual foi contratado em 2002. Logo depois da Copa do Mundo de 2002, ele se transferiu para o Arsenal. Em 2011, depois de passar pela Grécia, retornou ao Brasil, sendo contratado pelo Grêmio, onde jogou duas temporadas. Em 2012, voltou a atuar novamente pelo Galo e integrou o grupo que foi campeão da Copa Libertadores em 2013.

Gilberto Silva disse que a previsão é que dentro de um mês volte a trabalhar com atividades físicas. Informou que enquanto se recupera da cirurgia no joelho recebeu propostas de clube do Brasil e do exterior, mas não revelou quais, não adiantando também onde pretende voltar a jogar. “Por enquanto, a prioridade é a minha recuperação. A partir do momento que estiver 100% recuperado, vou tratar dessa questão (do contrato com a futura equipe) de forma mais direta”, anunciou o jogador.

Ele acredita que o Brasil, ao lado da Alemanha e da Argentina, é um dos favoritos para a conquista da Copa do Mundo. Na sua opinião, o fato de o Brasil não ter disputado as eliminatórias da Copa do Mundo prejudicou a preparação para o torneio. “Como a Seleção não disputou as eliminatórias, ela não conhece direito as outras equipes. Mas, o Brasil tem uma equipe jovem e espero que o fator de não ter disputado as eliminatórias não seja superado e não venha ser algo negativo, ao ponto de prejudicar o desempenho da nossa Seleção”, afirmou Gilberto Silva, que fez elogios a Luiz Gustavo, que vai exercer a mesma função que o ex-jogador atleticano desempenhou no grupo de Luis Felipe Scolari.

Tags: comentarista americamg atleticomg copa2014 copa do mundo