Não importa a versão: muralha, capitão américa com seu escudo, santo ou à la Ganesha, os goleiros caíram nas graças dos torcedores conectados dessa Copa. Nas oitavas eles têm ganhado ainda mais visibilidade, já que, aparentemente, a nova ordem é defender e não golear. Haja vista a quantidade de 0 a 0 que resultou em pênaltis. Reverenciados por suas atuações em campo, eles dominam as discussões no Twitter e as montagens que circulam em todas as redes sociais.
Depois das belíssimas defesas contra o Brasil, o mexicano Guillermo Ochoa virou “a muralha” que espera pelas balas do canhão. Alguns memes tentaram emplacar o goleiro Julio Cesar como protagonista da mesma cena, mas sem sucesso. Ao brasileiro restou o viral comparando-o ao Buzz Lightyear, do Toy Story. Com o lema “Ao infinito e além” do personagem da Disney, a ideia agradou.
Um dos memes mais famosos do goleiro alemão Manuel Neuer é uma verdadeira “aula” de geografia: “Cerca de 61% do Brasil é coberto por florestas. O restante é coberto por Neuer”. Já o goleiro nigeriano Vincent Enyeama, ganhou escudo e poderes de super-herói, assim como o colombiano David Ospina.
Após quase levar um gol, a expressão de assombro do goleiro argeliano Rais M’Bolhi ficou eternizada no arquivo gerador de memes da internet. Basta escolher uma legenda. Keylor Navas, da Costa Rica, virou santo e Claudio Bravo, do Chile, tornou-se personagem de uma tirinha fofa e bem humorada que circula pela rede.