Os torcedores prometem muitas vaias e ambiente hostil ao árbitro Sandro Meira Ricci, que apitará a Cruzeiro e Santa Cruz, neste domingo, às 11h, no Mineirão. O jogo é válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ricci não apita jogos do clube celeste desde o dia 13 de novembro de 2010, data da derrota da Raposa para o Corinthians, por 1 a 0, na reta final do Brasileirão daquele ano.
A notícia foi tão comentada no Twitter que o nome de Sandro Meira Ricci esteve entre os “assuntos do momento” nesta terça-feira . As duras críticas dos cruzeirenses são direcionadas, principalmente, ao presidente Gilvan de Pinho Tavares, que autorizou o retorno do árbitro aos jogos do clube.
Entenda o caso
Naquela arbitragem de 2010, já na reta final do Brasileirão, Sandro Meira Ricci desconsiderou três pênaltis a favor do Cruzeiro (dois sobre Thiago Ribeiro e um sobre Wellington Paulista) e não utilizou o mesmo critério para anotar uma falta do zagueiro Gil em Ronaldo dentro da área, aos 41 do segundo tempo. Além da penalidade polêmica, os assistentes de Meira Ricci à época, Roberto Braatz (PR) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA), erraram em cinco lances de impedimento, prejudicando ataques do clube mineiro.
Logo depois do ocorrido, o Cruzeiro enviou um protesto ao presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, que ainda ocupa o cargo, e pediu o veto de Meira Ricci em jogos do clube. Apesar disso, a arbitragem dele naquele duelo com o Corinthians mereceu ‘nota 10’ de Corrêa e também do delegado do jogo Manuel Serapião Filho.
Os erros de Sandro Meira Ricci em 2010 tiveram influência direta no desfecho do campeonato. Com a derrota no Pacaembu, a três rodadas do fim, o Cruzeiro ficou terceiro lugar, com 60 pontos, atrás de Fluminense, com 62, e Corinthians, com 63. Embora o time celeste tenha vencido seus últimos três compromissos, chegando aos 69, o Tricolor Carioca acabou campeão, com 71. O clube paulista fechou a disputa em terceiro, com 68.
Veja alguns tweets exaltados dos torcedores do Cruzeiro:
Gilvan tem se mostrado um homem de muito bom coração. Perdoou o Benecy. Queria perdoar o Riascos. E agora perdoa o Ricci. Esse vai pro céu.
— Cruzeiro em Fotos (@cruzeiroemfotos) 23 de agosto de 2016
Se o Sandro Meira Ricci vai apitar existe um culpado sim e é o atual presidente do Cruzeiro! #ForaGilvan pic.twitter.com/tfdSSDbTJB
— Raposeiro (@raposeiros) 23 de agosto de 2016
Vergonha aceitar esse canalha do Sandro Meira Ricci,que vergonha @BrunoVicintin @Cruzeiro
— Dedé Vitals (@DedeVitals) 23 de agosto de 2016
Sandro Meira Ricci apitar um jogo do Cruzeiro beira o absurdo. É o único sujeito que se eu visse na rua, teria dificuldade em não agredir.
— Iron Luiz (@Iron_fall) 23 de agosto de 2016
infelizmente não podemos reclamar de sandro meira ricci apintando nossos jogos, a gente aceita benecy queiroz dentro do clube até hoje......
— Baú do Cruzeiro (@baudocectt) 23 de agosto de 2016
Só pode ser zueira, das pesadas e sem a minima graça, q Sandro Meira Ricci vai vir ao Mineirão apitar um jogo do Cruzeiro! Sem cabimento...
— Rodrigo korac (@rodrigokorac) 23 de agosto de 2016
O vagabundo do Sandro Meira Ricci não pode sair impune do Mineirão. Bandido mau caráter do inferno!
— Dr. Raposo (@RaposoCelestini) 23 de agosto de 2016
Sandro Meira Ricci vai apitar @Cruzeiro e Santa Cruz? Como é que o @BrunoVicintin e a diretoria permitem uma atrocidade dessas?
— Canal do Carlão (@Canaldocarlao) 23 de agosto de 2016
Não acredito que esse LADRÃO do Sandro Meira Ricci vai apitar o jogo do @Cruzeiro. Isso é inadmissível depois do que ele fez em 2010.
— #FechadoComOCruzeiro (@verci_jr) 23 de agosto de 2016
O Sandro Meira Ricci tirou um título do @Cruzeiro e volta apitar jogos do nosso time. Só o Gilvan mesmo....
— Arthur 6x1 (@arthurassnm) 23 de agosto de 2016
Então o senhor Sandro Meira Ricci apita domingo? Acho justo uma homenagem por 2010..
— Lucas (@lucasfelipecec) 23 de agosto de 2016
Gilvan reclama da arbitragem numa semana contra o Corinthians e 2 semanas depois aceita a participação do Sandro Meira Ricci no sorteio %uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F
— Gutemberg (@SouGutemberg) 23 de agosto de 2016