Cruzeiro

Uruguaio Revétria, ex-Cruzeiro, enche a bola de Victorino: 'É um grande craque'

Mauricio Victorino não se destaca pela raça uruguaia e sim pela técnica apurada

postado em 22/01/2011 18:35 / atualizado em 22/01/2011 20:01

(Foto: AFP PHOTO/Vanderlei ALMEIDA )


Leia também: La U já aceita vender Victorino, mas pede mais dinheiro

O zagueiro Mauricio Victorino, de 28 anos, pode se tornar o nono uruguaio a vestir a camisa do Cruzeiro, que aguarda uma resposta positiva do Universidad de Chile à proposta de US$ 2 milhões (R$ 3,3 milhões) por 100% dos direitos. Na opinião de Revétria, atacante uruguaio que marcou seu nome na história do clube, nos anos 70, o defensor tem tudo para ser tornar um ídolo da torcida azul.

Heber Carlos Revétria foi o herói do Cruzeiro na conquista do Campeonato Mineiro de 1977, principalmente pelos quatro gols marcados em dois jogos decisivos contra o Atlético, sendo três deles na vitória por 3 a 2, quando se tornou carrasco alvinegro.

Como vive em Montevidéu, no Uruguai, Revétria acompanhou de perto boa parte da carreira de Mauricio Victorino no Nacional. Foi até um dos filhos do ex-jogador do Cruzeiro, Sebastián Revétria, que levou o defensor para atuar no Vera Cruz do México em 2006.

Em entrevista ao Superesportes, por telefone, Revétria conta que Victorino tem o estilo da ‘escola cruzeirense’, de toque de bola e técnica. “Ele é um jogador muito técnico, tem raça, tudo, mas não é daquele estilo raçudo, como Oliveira (ex-zagueiro do Uruguai). Ele tem mais técnica, ele sai muito bem jogando com a bola, e a torcida do Cruzeiro vai ter um zagueiro experiente, porque ele jogou várias Copas Libertadores, um Mundial, é um jogador muito profissional, e a torcida pode ficar tranquila porque vai ter um jogador que reúne todas as condições para ser craque no Cruzeiro”.
(Foto: REUTERS/Ivan Alvarado )


Embora Victorino tenha apenas 1,80m de altura, Revetria chama atenção também para o seu bom jogo pelo alto. “Ele é um cara muito forte e, apesar de não ser muito grande, ele é muito bom de bola aérea. Acho que ele vai dar muito certo. Já falei há algum tempo com o pessoal do Cruzeiro, falei com ele que ia recomendá-lo. É muito bom jogador. Acredito que vai dar muito certo no Cruzeiro. É um grande craque. É um jogador que vai muito bem na marcação do adversário, taticamente é muito bom”, acrescentou o ex-atacante.

Mas, diferentemente do que se pensa, Mauricio Victorino é um líder diferente dentro de campo. “Ele não fala muito. Ele tem o estilo de líder, mas é calado”, concluiu Revetria. (UAI)

Ouça trechos da entrevista de Revétria ao Superesportes:



Os uruguaios com passagem pelo Cruzeiro:

Gutierrez (URU) – atacante – 2 jogos – 0 gol – 1928
Carlos Manoel (URU) – lateral-esquerdo – 1 jogo – 0 gol – 1970
Repetto (URU) – atacante – 18 jogos – 1 gol – 1972
Forlán (URU) – zagueiro – 4 jogos – 0 gol – 1976
Revetria (URU) – atacante – 63 jogos – 22 gols – 1977/78
Adam Machado (URU) – zagueiro – 4 jogos – 0 gol – 1981/82
Fernando Canto (URU) – atacante – 3 jogos – 0 gol – 1986
Mario Menchaca (URU) – lateral-esquerdo – 1 jogo – 0 gol – 1986

Tags: